Buscar

Guia - Arqueiros

Atualizado: Jul 22




  • Alma – Pontos de alma são ganhos em missões, ao matar monstros e são necessários para evoluir os níveis de skills.

  • Alvo – Qualquer criatura a ser atacada pelo jogador, podendo ser um monstro ou mesmo um outro jogador.

  • Boss – Se trata do monstro “chefe” de uma dungeon. São muito mais fortes do que os monstros convencionais. São necessários vários jogadores fortes para enfrentá-lo.

  • Buff – Toda skill que adiciona algum tipo de status passivo ao jogador por uma determinada quantidade de tempo.

  • Build – Do inglês “construir”, é o modo como o jogador literalmente constrói seu personagem. Ou seja, como distribui seus pontos de CON, FOR, INT e DEX ao passar dos níveis.

  • Chi – Um chi equivale a 100 pontos de vitalidade. Algumas skills requerem pontos de chi para serem utilizadas. Mais comumente utilizada na skill erupção de chi.

  • DoT – Vem do inglês “damage over time” e faz referência a toda skill que causa dano extra a cada certo intervalo de tempo, seja por sangramento, envenenamento, etc.

  • DG (Dungeon) – Local das missões de desafio do jogo. Nestas cavernas são encontrados os bosses, cuja missão dos jogadores é exterminar juntamente com seu grupo, liderados pelo “moeda”, que é o jogador que a concluir a missão.

  • Drop – Tudo o que “cai” de um monstro, ou de um jogador, ao morrer.

  • Evil – Caminho escolhido pelo jogador ao nível 89, trilhando para o nível máximo de estima para se tornar um ser Infernal. A partir daí, as skills podem ser evoluídas em um nível extra, ganhando novos status, sendo que o Evil tende mais a privilegiar os ataques e críticos.

  • Farmar – Caçar monstros somente por causa de seus drops. Geralmente usa-se o termo quando o jogador caça para juntar itens necessários nas missões de caça ao dragão.

  • God – Idem ao Evil, porém o jogador torna-se um ser Imortal. As skills do God tendem mais para aprimorar as características já existentes das skills, ou adicionar pontos extras de vitalidade.

  • Gold – Também conhecido como “cash”, é a moeda utilizada no jogo para comprar itens em uma loja especial, dentre os quais estão equipamentos de vôo, montarias, etc.

  • HP – “Hit points” em inglês. São os pontos de vida do jogador. Quando alcançam zero, o jogador morre. Se recupera sozinho com o tempo. Pode ser recuperado mais rapidamente ao meditar.

  • Lurar – É um artifício utilizado para atrair um monstro, como se fosse uma emboscada. O jogador, usualmente um tanker, lança um ataque no monstro, e então corre em direção ao seu grupo, onde todos juntos irão, por fim, matar o monstro. Esta técnica é utilizada em locais onde há muita aglomeração de monstros.

  • Mob – Se refere aos monstros no jogo. Também inclui os bosses.

  • MP – “Mana points”, ou pontos de mana. É o que o jogador necessita para utilizar suas magias. Quando seu valor está mais baixo do que o necessário para conjurar a magia, o jogador fica impossibilitado de utilizá-la. Igualmente ao HP, se recupera com o tempo e o processo é acelerado ao meditar.

  • Níveis 1x, 2x+, etc. – Refere-se à faixa de níveis na qual se encontra um jogador. Por exemplo, um jogador 2x encontra-se entre os níveis 20 e 29. Caso haja um sinal “+” ao lado do nível, significa que o jogador pertente àquela faixa de níveis ou acima, por exemplo, um jogador 5x+ está entre os níveis 50 e 59 ou acima.

  • NPC – “Non-player character”, ou personagem não-jogador. Trata-se de personagens automatizados e fixos, geralmente encontrados nas cidades, mas não limitados a elas. Têm diversas funções no jogo, como negociar itens e designar missões aos jogadores.

  • Nuker – Todo personagem, cuja build seja voltada completamente para a o ataque, como característica principal da classe, exceto por pontos necessários para uso de equipamentos.

  • One-hit kill – É chamado de one-hit kill qualquer ataque superpoderoso que cause a morte do alvo instantâneamente.

  • Party (PT) – É um grupo de jogadores formado para caçar ou concluir uma determinada missão. Enquanto estão em party, a experiência é dividida igualmente entre os jogadores, e os itens divididos aleatoria (modo aleatório) ou individualmente (modo livre).

  • PK – “Player killing” ou “player kill”, refere-se ao jogador que mata outros jogadores, ou à ação propriamente dita. No modo PK, o jogador fica com seu nome colorido, em tons avermelhados. Quanto mais intenso o vermelho, mais vítimas aquele jogador já fez.

  • Pot – Abreviatura do inglês “potion”, significa poção. Poções recuperam uma determinada quantidade de HP ou MP.

  • PVP – “Player versus player” ou jogador contra jogador, é toda batalha entre dois jogadores, seja em duelo ou em modo PK.

  • Skill – São habilidades, usualmente mágicas, que estão à disposição dos jogadores como ataques complementares ao ataque físico/mágico primário. Skills requerem MP para serem utilizadas. Podem ser evoluídas em certos níveis, o que faz com que seus efeitos sejam melhores a cada evolução.

  • Skill inicial – Chamamos neste guia “skill inicial” toda aquela que é utilizada como a primeira skill de um combo, literalmente sendo a skill a iniciar a sequência de ataques. Geralmente, uma skill que demanda muito tempo para carregar e causa dano alto.

  • Slot – São “espaços” na arma ou equipamentos onde podem ser inseridas pedras especiais para adicionar determinado bônus de status ao personagem.

  • Solar – Vem da palavra “solo”, ou seja, sozinho. Significa matar um monstro ou jogador sem nenhum tipo de ajuda.

  • Spam – Em se tratando de ataques, “spammar” significa utilizar a mesma skill várias vezes seguidas, numa sucessão rápida. Possível somente com skills com baixo tempo de conjuração e de espera.

  • Status – São as informações do personagem. Na tela de status estão disponíveis dados como nível, experiência, cultivo, HP, MP, pontos de alma e atributos.

  • Tanker - Todo personagem, independente da classe, construído com grande parte dos pontos de status em FOR. Tem bastante defesa física. Por isso o nome, pois como um tanque de guerra resiste bravamente aos ataques do inimigo, enquanto outros jogadores o causam dano.

  • TW – Do inglês “territorial war” (guerra territorial), é a disputa pelos territórios do jogo. Neste evento, os membros de um clã invasor lutam contra os membros do clã dono do território (defensor). O vencedor controla aquele território e obtém certos privilégios, como por exemplo, teleporte gratuito para seus membros naquela área.

  • Vitalidade – Pontos necessários para utilização de algumas skills. Estes pontos são ganhos a cada golpe desferido a um alvo, e também ao usar alguma skill.



PERGUNTAS FREQUENTES

Voar sempre gasta mana?

Não, somenta as asas iniciais (brancas) gastam 2 MP/seg. As asas de nível 30 ou da loja de cash não gastam mana.

“Maestria em vôo” funciona nas asas de cash ou de nível 30?

Não, somente nas asas iniciais (brancas).

Meu personagem não ataca mais!

Atente para ícones na parte direita da tela. Se for exibido um ícone da sua arma (vale par aqualquer parte do equipamento), você precisa ir ao ferreiro e repará-la. Caso o ícone exibido seja da munição, ou ela está no fim ou você está utilizando o tipo errado (ver seção “tipos de munição”). Se não for exibido ícone algum e mesmo assim você não conseguir atacar, provavelmente você não equipou a munição.

Nota: mesmo que sua arma esteja com durabilidade zero, ainda é possível repará-la.

Não consigo equipar a munição!

Assim como existem 3 tipos de arma, também existem 3 tipos de munição – um para cada tipo de arma. Cada tipo de munição está disponível para armas de vários níveis. Quanto maior o nível, maior seu ataque, que complementa o da arma. Mais informações em “tipos de munição”.

Quais os tipos de armas posso usar?

Arco, besta e funda. Mais detalhes na seção “escolha da arma”.

Alguns jogadores usam um arco brilhante branco. Como consigo um?

Na verdade, não é um arco, mas sim uma skill de sacerdotes. Não tem nada a ver com arqueiros.

Minhas skills causam menos dano do que exibido na descrição!

Sim. Isto se deve ao fato de os monstros/jogadores terem defesa física e mágica. Logo, o dano causado é igual ao dano da skill, subtraído o que a defesa do alvo absorve. Para observar o valor real de dano das suas skills, ataque um monstro de nível 1. Como a defesa destes monstros é praticamente insignificante, a skill causará dano próximo do máximo.

Como eu faço pra evoluir mais rápido?

Faça todas as missões que puder, principalmente nos níveis mais baixos. Você vai perceber que até o nível 20 ou 30 você sempre terá missões a fazer, até mesmo de níveis anteriores que ainda não pôde completar. Ao chegar no nível 40, a história já muda um pouco: as missões serão cada vez mais raras e você não irá mais conseguir evoluir um nível somente completando missões. Neste ponto, você vai precisar matar monstros extras. Uma dica aqui é procurar monstros mágicos e que ataquem à distância, pois são mais fáceis. E de preferência monstros que dropem itens das quests “caça ao dragão”, que podem ser vendidos a boas quantias e rapidamente nas cidades.



INTRODUÇÃO

Como o próprio nome diz, os Arqueiros são especializados no uso de arcos e flechas. Por possuírem um alto domínio mágico, são capazes de imbuir suas flechas com energia mística e causar estragos como nenhuma outra classe. Sua maior fraqueza é o combate a curta distância.



Um arqueiro com seu equipamento de batalha

Vantagens:

  • Melhor atacante à distância

  • Alta taxa de acerto crítico


Desvantagens:

  • Pouco HP

  • Baixa defesa física


Arqueiros são uma classe muito equilibrada. Conforme evoluem, ficam mais fortes no combate contra monstros e melhores no PVP. Além disso, são uma das maiores forças de ataque – se não a maior -, dentro de uma TW. Em comparação às outras classes, no geral causa um dano muito alto e possui skills para combater todos os tipos de inimigos.

ATRIBUTOS

Atributos são as características que fazem um personagem. Estas características são várias, e estão relacionadas a ataque e defesa, quantidade de HP e MP, taxa de acerto e esquiva, entre outros. Os atributos estão disponíveis através de duas maneiras:



Este é o painel de vida, onde são exibidos HP, MP, experiência, vitalidade e chi. Além do nome do personagem, classe e nível.



Esta é a janela de status, que pode ser acessada pelo comando Alt +C. Aqui são exibidas todas as informações referentes à build do personagem. Na imagem, podemos ver os atributos iniciais de um arqueiro.

Pode-se perceber que o painel de vida mostra poucas informações, somente para acompanhamento durante a batalha. Já a janela de status, exibe todas as informações correspondente ao personagem. Conforme o personagem evolui, seu status também evolui. É aqui que o jogador constrói seu personagem.

A cada nível que avança, o arqueiro ganha 26 pontos de HP e 22 pontos de MP. Além disso, também recebe 5 Pontos de Status para distribuir entre CON, FOR, INT e DEX.

CON (constituição):

  • Adiciona pontos de HP.

  • Aumenta a defesa física.

  • Cada ponto de CON aumenta seu HP máximo em 13 pontos.

  • Aumenta a taxa de regeneração de HP (no modo de batalha esta taxa cai em 75%).


FOR (força):

  • Adiciona pontos de ataque (para armas de curto alcance) e defesa física.

  • A cada 6 pontos de FOR, o arqueiro recebe 4 pontos de defesa.


INT (intelecto):

  • Adiciona pontos de MP.

  • Aumenta o dano mágico e a defesa mágica dos 5 elementos.

  • Cada ponto de INT aumenta seu MP máximo em 10 pontos.

  • Aumenta a taxa de regeneração de MP (no modo de batalha esta taxa cai em 75%).


DEX (destreza):

Trata-se do atributo mais importante para um arqueiro. O aumento de pontos de destreza implica em:

  • Aumenta o ataque de armas de longo alcance.

  • A cada ponto de DEX, o arqueiro recebe 8 pontos de acerto e 6 de esquiva. Estes valores influenciam diretamente na porcentagem do acerto de seu ataque e na esquiva do ataque desferido por um oponente.

  • Também aumenta as chances de acerto crítico (a cada 20 pontos, o valor de crítico sobe 1%).



BUILDS

Builds são as formas de “construção” do personagem. Isto é, a forma como você vai distribuir os Pontos de Status conforme o personagem evolui no jogo. Para cada build, temos vantagens e desvantagens, e cada uma vai ter suas características próprias. Caberá ao jogador escolher sua build de acordo com o tipo de jogo que fará.

As principais builds são:

Nuker

O arqueiro nuker é aquele que deve atacar sem ser atacado. Simples assim. Também conhecida como “puro” ou “puro dex”, é a build na qual o jogador distribui os pontos de status adquiridos principalmente para DEX. O único outro atributo em que coloca pontos é FOR, de forma a conseguir equipar armaduras de níveis mais altos.

É a build mais comum dentre os arqueiros. Perfeita para PK, ou para solar monstros sem precisar fazer uso de muitos pots de HP.

Logo, esta build normalmente distribui os pontos da seguinte forma a cada nível atingido:

  • CON: 0 pontos

  • FOR: 1 ponto

  • INT: 0 pontos

  • DEX: 4 pontos


Dica: Sempre mantenha sua FOR 4 pontos acima do seu nível. Por exemplo, se está no nível 25, sua FOR deverá estar com 29 pontos. Siga esta dica para poder utilizar os equipamentos correspondentes ao seu nível.

Vantagens: Esta build é a mais usada, o arqueiro terá um ataque muito alto, e um crítico incrível, além de uma alta esquiva, o que ajuda a preservar seu HP. Quando utilizada a habilidade erupção de chi, o ataque se torna monstruoso.

Desvantagens: Dentre todas as builds, esta é a que possui menos HP e defesa física. Logo, apresentam-se aqui dois problemas: o primeiro, é que o arqueiro pode morrer muito rapidamente. O segundo, é que gastam-se muitos pots de HP, uma vez que os danos infligidos pelos adversários será alto, devido à baixa defesa física.

Devido a este fato, o arqueiro não deve deixar que os inimigos se aproximem. Para isto, pode-se fazer uso da flecha repulsora.

Caminho sugerido: Evil, pois aumenta a taxa de dano critico da maioria das skills.

Híbrido

Trata-se de uma build mais fácil para se jogar, pois diminui as chances de morte nos níveis iniciais. Seu dano não é tão alto quanto o nuker, mas ainda assim é possível matar os adversários rapidamente, com o auxílio de skills. Nesta build, o jogador também coloca pontos em CON, para aumentar seu HP máximo.

Logo, esta build normalmente distribui os pontos da seguinte forma a cada nível atingido:

  • CON: 1 ponto

  • FOR: 1 ponto

  • INT: 0 pontos

  • DEX: 3 pontos


Vantagens: Esta é uma build feita para que o arqueiro possa sobreviver mais facilmente e por mais tempo, já que seu HP máximo será maior. A estabilidade desta build é preferida por muitos, visto que a build é mais equilibrada, onde o arqueiro tem dano bom e HP máximo razoável. Como seu dano nem se compara ao do nuker, muitos jogadores costumam reverter os atributos de CON em DEX, ao chegar ao nível 60. Assim, utilizam-se da build híbrida somente para upar os níveis iniciais mais facilmente, e ao chegar a níveis mais altos, tornam-se nukers, obtendo um ataque incrivelmente mais alto do que tinham antes.

Desvantagens: O ataque reduzido não é uma desvantagem em si, mas é um fator que desencadeia algumas limitações. Uma vez que necessitam fazer uso das skills para desferir mais dano ao oponente, faz-se necessário também o uso de muitas poções de mana. Caso o jogador opte por reverter seus pontos de atributo para tornar-se um nuker nos níveis mais altos, também terá de gastar uma boa quantia de cash comprando os bilhetes de restauração.

Caminho: No caso do jogador manter sua build, o caminho mais indicado é o God, pois terá um dano fixo mais estável e melhorado. Caso reverta seus atributos e se torne um nuker, o jogador deve seguir o caminho do Evil, pelos mesmos motivos explicados anteriormente.

Tanker

É a build menos usada. Raramente um arqueiro tanker é visto por aí. Isso porque o arqueiro não foi feito pra ser tanker, mas sim pra tirar danos altos com sua arma. Se o jogador só ganha 1 ponto de DEX por nível, não terá um dano muito bom. Em compensação, terá uma boa defesa física e quase não levará dano usando a barreira de penas. Resumindo, é como se fosse um guerreiro que ataca de longe mas não tem toda a defesa do guerreiro nem todo ataque do arqueiro.

Logo, esta build normalmente distribui os pontos da seguinte forma a cada nível atingido:

  • CON: 2 pontos

  • FOR: 2 ponto

  • INT: 0 pontos

  • DEX: 1 pontos


Vantagens: O jogador ataca de longe. Além disso, tem um HP razoável e uma defesa mediana, o que ajuda a manter sua vida sempre em um bom nível. Raramente irá morrer, mas levará mais tempo para matar os oponentes. É claro, poderá utilizar-se das skills para acelerar aumentar o dano.

Desvantagens: Seu dano é realmente muito baixo se comparado ao de um nuker. Sem contar que o crítico será bem mais baixo, e quase não terá esquiva. Outro ponto a ser observado é que, igualmente ao híbrido, gastará muitas poções de mana se fizer uso das skills.

Caminho: Indiscutivelmente God. Não há razão em aumentar o crítico se ele já está baixo. Escolhendo o God, alguns de seus outros atributos irão melhorar, o que é mais vantajoso para esta build.

Comparação entre as builds

Agora que sabemos as principais características e as diferenças entre as builds, podemos escolher qual build utilizar. A tabela a seguir, é uma ferramenta extra para ajudar na escolha. Nela podemos ver, para cada uma das builds, os valores de atributos até o nível 100:



A partir desta tabela, podemos confirmar alguns dados que vimos na descrição das builds:

  • O dano de um híbrido não é muito menor do que um nuker, mas o ataque de um tanker não chega nem perto.

  • O tanker terá muito mais HP do que um nuker. O híbrido fica um pouco a baixo, mais ou menos uma média entre os dois.



EQUIPAMENTO

A escolha do equipamento é de grande importância. Escolher o equipamento certo pode economizar dinheiro em pots e até mesmo evitar a morte em situações de perigo. Estar com o melhor equipamento disponível no momento sempre é bom, e é altamente indicado.

Outra dica importantíssima para o arqueiro é que, pelo fato de sua baixa defesa física, deve-se tentar compensar o máximo possível nos equipamentos. Portanto, esqueça colares e ornamentos que adicionam pontos a esquiva – sua esquiva já é alta bastante devido a alta DEX. Prefira os que adicionam pontos à defesa física.

Equipamentos, tanto forjados quanto dropados, podem conter slots, onde podem ser inseridas pedras da alma. Como o arqueiro tem baixo HP, é indicada a fusão de pedra amarela para aumentar HP nos equipamentos defensivos (armaduras, elmos, etc.).

Abaixo, uma visão geral sobre a escolha dos equipamentos:



1. Capacete: Tem-se duas opções aqui: ou usar um elmo pesado de nível inferior (onde o requerimento de força será compatível), ou usar toucas místicas. Se optar pela segunda, procure pelas que tenham atributos extras, como defesa, aumento no HP, etc.

2. Peça superior: Como o arqueiro não tem força suficiente para usar armaduras pesadas, a única opção será fazer uso das armaduras leves, que possuem defesa de nível médio.

3. Peça inferior: Idem às armaduras, usaremos aqui as perneiras leves.

4. Calçados: Também, de acordo com armaduras e perneiras, usaremos botas leves.

5. Colar: Existem 3 tipos de colares (defesa dos 5 elementos, defesa física e esquiva). Como dito anteriormente, prefira os que adicionem defesa física. Porém, alguns jogadores carregam consigo um colar extra, de defesa dos 5 elementos. Pode ser muito útil em lutas contra monstros mágicos.

6. Braceletes: Segue a mesma regra de armaduras, perneiras e botas – sempre as de nível médio. Neste caso, a escolha certa são as manoplas.

7. Anéis: Anéis auxiliam no aumento do ataque. Existem dois tipos – ataque físico e ataque mágico. Como o arqueiro não distribui pontos em INT, seu ataque mágico sempre será baixo. Portanto, utilize sempre anéis de ataque físico.

8. Manto: Mantos adicionam esquiva, e em alguns casos, HP. Sempre prefira os que concedam algum tipo de bônus, principalmente em defesa física.

9. Ornamento: Assim como os colares, também existem 3 tipos, com as mesmas características (defesa dos 5 elementos, defesa física e esquiva). Siga exatamente a mesma regra utilizada para os colares.

10. Livro: No slot de livros, é possível inserir livros divinos. Existem vários tipos, em vários níveis. Eles adicionam atributos extras ao status do personagem. Ao arqueiro, interessam mais os livros que adicionam DEX, CON, redução de dano físico, ou até mesmo que adicionam ganho de experiência.

Escolha de armas

Bom, agora que já sabemos o básico, vem a pergunta: “qual arma usar?”. O arqueiro tem à sua disposição 3 tipos de armas: arcos, bestas e fundas. Cada qual com munição e frequência de ataque diferentes umas das outras.

Para um tanker, a escolha é fácil: arcos. Simplesmente porque eles têm menor requerimento de DEX. Já um híbrido, deve ficar entre arcos e bestas (de preferência bestas), pois as fundas têm um maior requerimento de DEX. No caso do nuker, a dica é escolher o melhor equipamento disponível. Por melhor equipamento, entenda a quantidade de estrelas da arma, refino, pedras, etc. Você pode tanto forjar sua própria arma, ou comprar de outros jogadores. Particularmente indico o leilão, pois geralmente encontra-se à venda equipamentos muito bons por preços relativamente baixos, levando-se em conta as características citadas acima.

Uma rápida e simples análise das armas pode ser vista na tabela a seguir:



No geral:

  • Arco – Velocidade de ataque mediana. Dano constante.

  • Besta – Velocidade de ataque baixa. Ataques máx. e mín. instáveis, o que causa uma oscilação grande nos ataques.

  • Funda – Velocidade de ataque alta. Ataque mais estável.


Atenção a uma característica chamada “distância da fragilidade”. Ela representa a distância mínima a que o alvo deve permanecer do personagem, a fim de manter o dano causado em 100%. Caso esta distância seja ultrapassada (adversários que entram em contato físico para atacar), o dano causado cai para 50%. Apenas as skills de trovão causam dano 100% mesmo em curto alcance.

Se ainda restar alguma dúvida quanto a arma a escolher, pode-se utilizar certo artifício para saber qual será a escolha certa. Abaixo, temos um exemplo para cada tipo de arma, todas de mesmo nível:



Utilizando estas armas como exemplo, iremos utilizar uma das duas fórmulas para saber qual arma escolher. Para saber qual fórmula usar, devemos definir qual o principal tipo de ataques que iremos utilizar: